segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Universidade nos EUA



Oi, gente! Hoje quero falar sobre estudar no exterior. Sei que muita gente tem vontade, inclusive eu, mas parece algo tão de outro mundo e tão impossível que as vezes até desanima. Mas, na realidade, não é tão difícil "se aplicar"e tentar ser aceito. O único problema de verdade são os preços nada acessíveis para nós do Brasil, e mesmo assim é possível encontrar universidades que oferecem bolsas para alunos internacionais.
Andei pesquisando (mesmo fazendo o vestibular no final do ano que vem, já gosto de saber direitinho o que vou ter que fazer haha) e consegui descobrir os passos para fazer a sua "application" e tentar estudar nos EUA. Com relação a outros países não sei muio como funciona, mas o básico não deve ser muito diferente. Então, sigam os seguintes passos e sejam felizes:

Primeiro Passo: pesquisar sobre as universidades.

Esse passo na verdade vale para qualquer país do mundo. É muito importante se informar sobre as universidades em que você está interessado, procurar saber quais cursos elas oferecem, se há possibilidade de bolsa ou qualquer tipo de ajuda financeira, se eles aceitam estudantes internacionais, se há alguma exigência específica para entrar, e tudo mais. Normalmente os sites te informam quase tudo que você precisa saber então não deixe de explorá-los. Além disso, é sempre possível entrar em contato com as universidade por email ou carta pra tirar dúvidas!

Segundo Passo: provas

Nos EUA não existe um vestibular como aqui no Brasil, mas, principalmente para estudantes internacionais, eles pedem os resultados de provas padrão como o SAT ou ACT e provas de profiência em inglês como TOEFL ou IETLS. Essas provas podem ser feitas no Brasil e elas são importantes para que a universidade avalie o seu desempenho.
*Algumas universidade podem pedir os SAT Subject Test, que são provas específicas de alguma matéria. Eles não podem ser feitos no mesmo dia do SAT.

Terceiro Passo: documentos

Junto com a application em si (existem modelos padrão que a univerdade pede.) você deve mandar o seu histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio e (na verdade não é uma exigência, mas é bom mandar.) uma carta de recomendação de alguns dos seus professores ou mentores.TUDO TÊM QUE ESTAR EM INGLÊS, e a tradução tem que ser oficial.

Quarto Passo: visto

Depois de mandar tuuudo isso para a(s) universidade(s) escolhidas, é só esperar até que eles respondam. Caso você seja aceito, eles vão te mandar uma carta de aceitação e é ela que você deve apresentar no consulado para conseguir o seu visto de estudante, que é muito importante e sem ele você não vai à lugar nenhum. Você deve ter o passaporte também, claro.

Caso você queira tentar conseguir uma bolsa de estudos ou alguma ajuda financeira, normalmente é só preencher a ficha de aplicação no site da universidade e mandar. Eles vão te dar a resposta junto com a sua carta de aceitação ou rejeição.

Lembrem-se de ficar atentos ao prazo em que você pode se inscrever e mandar sua application e também não se esqueçam de que o ano letivo começa em setembro, então você deve se inscrever no começo do ano.

Early Actions

Pode acontecer de, no meio de suas pesquisas sobre os prazos de incrição você se deparar com termos como Early Actions ou Early Decisions. Essas são aplicações especiais, feitas no ano anterior ao que você deseja entrar na universidade. Você pode decidir fazê-las caso tal faculdade seja a sua primeira opção, a sua primeira escolha. Desta maneira você deve enviar a application em Novembro, e você terá o resultado em meados de Dezembro. O processo é o mesmo, só deve ser feito mais cedo.

Enfim, gente, é isso. Lembrem-se de que não sou nenhum tipo de profissional nessa área, só fiz muuuita pesquisa mesmo haha Experiência própria só terei no ano que vem, mas achei uma boa ideia colocar tudo em um só post, para facilitar. Caso vocês saibam de mais alguma informação, não deixem de me falar!

Beijos, Jú.


0 comentários:

Postar um comentário