domingo, 11 de janeiro de 2015

12 livros para 2015 + Clássicos

  14 comments    
categories: , , ,

Muita gente estabelece metas literárias no início de cada ano, mas isso não funciona para mim. É muito difícil decidir quais, quantos livros vou ler e quando. Talvez eu não esteja no humor para ler certo livro, talvez eu não tenha tempo para ler todos os livros que planejei... Então, normalmente, não organizo nada e vou lendo o que me der vontade. Esse ano não vai ser diferente (especialmente porque não vou ter tempo para ler muito, já que o ano vai ser corrido.), mas resolvi fazer uma lista de 12 livros que quero muito ler. Já que eles são prioridades, é bem provável que eu leia todos. Ou não. Alguns livros da lista ainda não foram traduzidos, então eu vou tentar fazer uma sinopse básica sobre o que são. Confiram:

1- Métrica - Coleen Hoover

Só li um livro da Coleen Hoover (Um Caso Perdido, na verdade terminei esse livro na semana passada.) e ele não me agradou muito. Por algum motivo, Métrica me pareceu interessante e eu resolvi dar outra chance a autora. 

"O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor."

2- A Lista Negra - Jennifer Brown

Acho que nunca ouvi alguém falar mal desse livro. Faz tempo que quero ler e espero finalmente conseguir esse ano.

"E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio.
Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas"

3- Invisível - David Levithan 

Nunca li nenhum livro do David Levithan (além de Will, Will), mas já me interessei por muitos. Resolvi colocar apenas um na lista e ver no que dá, mas também quero muito ler Todo Dia.

"Amaldiçoado desde o dia em que nasceu, Stephen é invisível. Nunca viu seu rosto nem corpo. Evitando desaparecer por completo, ele vaga por Nova York, à deriva. Até que sua nova vizinha de apartamento chega e é capaz de enxergá-lo! Logo, ambos se tornam mais que amigos. E tanto Elizabeth como Stephen precisam decidir o quão longe irão para quebrar a maldição que o acomete. Estariam dispostos a enfrentar o maior desafio de todos, a morte?"

4- A Probabilidade Estatística de Amor ã Primeira Vista - Jennifer E. Smith



Toda vez que vou na livraria, pego esse livro e depois acabo trocando por outro. Já faz quase dois anos que quero ler, e nunca leio. Agora coloquei na lista, então vou ter que ler.

"Às vezes a gente tem um clic e percebe que tudo mudou. Por uma coincidência. Uma fatalidade. Ou algo trivial. Nada será como antes. É exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. 
Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. E quatro minutos podem MESMO mudar tudo... "

5- Os 13 Porquês - Jay Asher


Esse é outro daqueles livros que só tem resenhas positivas. Vou ser sincera e dizer que quando ouvi falar dele pela primeira vez não me interessei muito. Talvez tenha sido o falatório de todo mundo sobre ele ou só uma mudança de opinião mesmo, mas agora fiquei curiosa.

"Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento."
6- O Circo da Noite - Erin Morgenstern

Já faz um tempo que não leio livros sobre magia ou coisas do tipo, não sei porque parei. Acho que nenhum até agora tinha me deixado tão interessada como O Circo da Noite me deixou. Pode ter sido a sinopse, ou o tom misterioso, ou só o fato de falar sobre circos, mas eu acho mesmo que foi só pela capa, que eu achei maravilhosa.
"Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba."

7- Jogador Número 1 - Ernest Cline



Acabei de descobrir que esse livro foi traduzido já há alguns anos, e coloquei a capa inglesa/americana só porque achei mais bonita.

"O ano é 2044 e, como o resto da humanidade, Wade Watts prefere mil vezes o jogo do OASIS do que o mundo real. Ele garante que esconde as peças de um puzzle diabólico cuja resolução leva à riqueza incalculável. A chave para o quebra-cabeça são baseadas na cultura do final do século XX e, por anos, milhões de seres humanos têm tentado encontrá-los, sem sucesso. De repente, Wade consegue resolver o quebra-cabeça e ganha o prêmio, e, posteriormente, deve competir contra milhares de jogadores para conseguir o troféu. A única maneira de sobreviver é ganhar, mas para isso terá que abandonar sua existência virtual e lidar com a vida e o amor no mundo real, que sempre tentou fugir."

8- A Vida Secreta das Abelhas - Sue Monk Kidd



 Na verdade não sei muito sobre esse livro, mas já ouvi muita gente falando sobre ele e sobre o filme.

"Tendo como pano de fundo os anos 1960, A vida secreta das abelhasé uma história marcante sobre o poder feminino e o poder do amor.A adolescência de Lily Owens tem sido complicada. Ela não se lembra da morte da mãe, há mais de dez anos, e sua relação com o pai é mais que difícil. Em 1964, quando completa catorze anos, ela decide fugir junto com sua babá Rosaleen. Lily sai a caminho de Tiburon, a cidade que parece esconder alguma resposta sobre a vida de sua mãe. Chegando lá, ela e Rosaleen são acolhidas por três irmãs. Aos poucos, Lily descobre um mundo mágico de abelhas, mel e da Madona Negra. Com a ajuda das irmãs Boatwright —August, May e June —, Lily tenta desvendar sua história. Será que ela conseguirá enfrentar os demônios de seu passado e se tornar uma jovem independente?"
 9- Apenas um Dia - Gayle Forman

Li Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi e gostei muuito mais do segundo do que do primeiro. De Apenas Um Dia só ouvi coisas boas e, apesar de também só ter ouvido críticas positivas de Se Eu Ficar, a sinopse me interessou mais e há alguns anos escrevi um capítulo de um livro que tinha um roteiro bem parecido com essa sinopse.
"A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.'Apenas um Dia' fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos."

10- Never Fade - Alexandra Bracken

Esse é o primeiro dos livros que não foram traduzidos. Never Fade é o segundo livro da trilogia que começou com Mentes Sombrias, que já tem versão em português. Como é uma continuação, vou deixar aqui a sinopse de Mentes Sombrias para não dar spoiler pra ninguém: 

"Quando completa 10 anos, a garota Ruby vê sua vida mudar completamente. Além do medo de ser vítima de um vírus fatal que ataca apenas as crianças, ela é rejeitada por seus pais, que a entregam para a polícia especial. Seu destino é Thurmond, um campo de reabilitação criado pelo governo norte-americano para cuidar dessa geração que possui algo diferente e ameaçador: são crianças com habilidades especiais. Elas podem controlar pessoas e objetos só com o poder da mente. Consideradas perigosas, vivem à margem da sociedade. Mas, aos 16 anos, Ruby consegue escapar de Thurmond e muda o seu destino, ao lado de novos amigos, fugitivos como ela: Liam, Zu e Bolota. Juntos, os quatro vivem as mesmas dúvidas, medos e inseguranças. Enquanto enfrentam uma realidade assustadora, fugindo de caçadores de recompensa, da polícia e da Liga das Crianças, uma organização que quer aproveitar-se dessas habilidades infantis, eles tentam encontrar o Fugitivo, um líder misterioso que oferece abrigo e ajuda às crianças. E percebem que, apesar de tudo, ainda conseguem sonhar. "

11- I`ll Give You the Sun - Jandy Nelson

Esse livro é sobre gêmeos - Judy e Noah - e eles eram muito próximos (apesar de terem personalidades muito diferentes) quando crianças mas à medida que os anos passam eles começam a se afastar. Pelo o que entendi, metade do livro é narrado por Noah (a infância) e a outra metade, por Judy (a adolescência, ou idade adulta.). 


12- Since You`ve Been Gone - Morgan Matson

Dos blogs extrangeiros que gosto, quase todos colocaram esse livro nos favoritos de 2014, então eu quero muito ler. Basicamente, o livro é sobre duas amigas, Emily e Sloane. Enquanto Sloane gosta de festas e fazer coisas loucas e fora da sua zona de conforto, Emily é muito tímida e só segue a amiga. Até que um dia Sloane desaparece, deixando apenas uma lista de coisas para Emily fazer, coisas que ela normalmente não faria. 


Esse post vai ficar enorme, mas só queria terminar falando da minha única meta de verdade que é: ler um livro clássico da literatura de países diferentes. Então, está é minha lista de clássicos, junto com seus respectivos autores e nacionalidades:

1- Anna Karenina -  Liev Tolstói (Rússia)
2- A Rainha Margot - Alexandre Dumas (França)
3- Um Conto de Duas Cidades - Charles Dickens (Inglaterra)
4- O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger (EUA)
5- Senhora - José de Alencar

Não costumo ler muitos clássicos, então resolvi tentar começar esse ano. Espero ler pelo menos 2 ou 3, já vou ficar satisfeita!
Quais livros estão nas listas de vocês? Já leram algum desses? 
Beijos, 




14 comentários:

  1. Respostas
    1. Por algum motivo lá pelo meio o livro parou de funcionar pra mim... Espero gostar de Métrica, já ouvi muito bem da autora e não quero ser a única que não gosta dela haha Beijos, Jú

      Excluir
  2. Já li Os 13 Porquês, quero reler, é muito bom <3 Gostei muito.
    Adorei o post, boa sorte, espero que leia todos esses é muitos outros.
    Beijos,
    cabanadosanjos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou ansiosa pra ler :) Obrigada! Beijos, Jú

      Excluir
  3. Da lista só li Os 13 Porquês e fiquei apaixonada por ele, sério. Também quero muito ler A Lista negra, parece ser muito bom. Ah, e sobre o post do blog pode se inspirar na temática do meu post sim, vou adorar ler <3

    heythay.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada vez fico mais ansiosa pra ler Os 13 Porquês! E, se eu fizer o post mesmo, te aviso pra você dar uma olhadinha! Beijos, Jú

      Excluir
  4. Olá! Desses que você mencionou, li apenas Senhora. Mas quero muito ler A Probabilidade Estatística de Amor à Primeira Vista e A Vida Secreta das Abelhas.

    Beijos!
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Julia!
    Você é a primeira pessoa que vejo dizer que não gostou de "Um Caso Perdido". Confesso que esse livro nunca tinha me chamado a atenção, mas tenho lido tantos elogios que acabei ficando curiosa.
    Também estou prestes a ler "Invisível". Além de "Will&Will" li também "Todo Dia" e gostei de ambos então estou com boas expectativas :)
    Da sua lista de clássicos, também quero ler "Anna Karenina", "O Apanhador no campo de centeio" e "Um conto de duas cidades".
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha opinião sobre Um Caso Perdido não é muito popular mesmo haha E espero amar Invisível, parece bem o tipo de livro que eu gosto! Beijos, Jú

      Excluir
  6. Métrica é simplesmente, maravilhosamente, incrivelmente - e todos os outros adjetivos que terminam em "mente"- bom ! A série Slammed ganhou meu coração desde os primeiros capítulos até o último livro. A Lista Negra também foi um dos melhores livros que li, e indico pra todo mundo. Já li também alguns outros que você comentou, como A Probabilidade Estatística do Amor a Primeira Vista e O Circo da Noite e adorei *-* Alguns já estão comprados e só esperando a vez aqui na estante hahahah como Invisível e Apenas um dia. Espero lê-los em breve. Li ano passado também Since You've Been Gone e o livro é maravilhoso *-* cuidado com os spoilers, podem estragar a leitura. Também estou com muita vontade de ler I'll Give You The Sun, acompanho os canais da Kat do Katytastic e da Christine do Polandbananasbooks e elas falam tão bem que me deixou curiosa. Ufa ... seu gosto é tão bom que poderia fazer um post inteiro só pra discutir esses livros com você ahauah

    Beijos,
    Ana e Bia.

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei Métrica e também amei! E também acompanho os canais da Kat e da Christine e elas que me deixaram curiosa por esses livros! Obrigada <3 Beijos, Jú

      Excluir
  7. De todos esses só li "A vida secreta das abelhas" e agora nem é novidade que a minha lista tenha ficado maior por 11 livros, né? Fiquei curiosa (sempre fico) com os livros, hahaha.
    http://efeitotranslucido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Também estou com Métrica na minha lista de leituras, (meu medo é ficar decepcionada) porque foi uma amiga que recomendou. Sobre A probabilidade estatística do Amor a Primeira Vista, eu li *--* e super curti a história!

    Como eu adorei o blog, é claro que estou lhe seguindo, para ver suas postagens sempre! Beijo

    Aqui o link da minha resenha sobre esse livro: http://romanticadesegundaclasse.blogspot.com.br/2014/11/a-probabilidade-estatistica-do-amor-1.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ler Métrica e adorei! E obrigada por seguir e comentar! <3 Beijos, Jú

      Excluir