terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Dicas de organização/estudo

  9 comments    
categories: ,

Bom, como disse no post anterior, estou esgotada de criatividade por causa das aulas. Este ano é aquele ano pra mim, o último, ano de vestibular, toda aquela coisa bem tensa, sabe? Então acabaram surgindo algumas ideias que vão me ajudar, e, eu espero, ajudar vocês também. Hoje vou mostrar algumas das maneiras de como eu organizo meu plano de estudo, pra não ficar perdida e acabar não estudando nada mesmo. Confiram:

1- Post its, post its e mais post its



Só esse ano descobri as mil e uma utilidades dos post its. Na verdade, só uma: escrever e colar. Colar no caderno, na parede, na cara... Gente, post its são muito úteis. Escreva dúvidas e cole no livro pra lembrar de perguntar, escreva o que tem que fazer no dia e cole na parede,,, Coisas que normalmente esqueço de fazer, colo do lado da minha cama. Ajuda mesmo, pelo menos pra mim.

2- Cronograma de estudos 

Eu vou soar neurótica e meio louca, mas eu normalmente faço um calendário, e escrevo quais matérias tenho que estudar cada dia. Pelo resto do mês, ou meses. Juro que ajuda. Você não tem o trabalho de pensar todos os dias o que você tem que estudar, já está no cronograma (e dá uma alegria riscar aqueles dias piores que você tem que estudar física principalmente).

3- Resumos

Sempre fiz resumos para estudar para as provas, mas esse ano comecei a fazer resumos diários. E quando vou dormir, dou uma lida. São resumos básicos, mas vão fazer você lembrar o que foi dado naquele dia, e já fica pronto para o dia da prova.

4- Escutar música

Essa dica vai depender de pessoa para pessoa. Pra mim, escutar música enquanto eu estudo, especialmente enquanto faço exercícios, ajuda. Me deixa mais relaxada, e se eu não conseguir entender alguma coisa, não vou fazer um drama e chegar a conclusão de que vou repetir o ano e não passar no Enem e blablabla. Mas, claro, não pode ser aquela música que você canta junto, que dá vontade de dançar, senão só vai desconcentrar. Escolha músicas mais calmas (eu particularmente gosto de escutar Passenger enquanto estudo e em qualquer momento na verdade)

5- Respira fundo

Essa dica vou dedicar à mim mesma, porque nunca consegui seguí-la. Gente, o meu estresse na hora de fazer prova, estudar, receber prova e qualquer coisa do gênero, é inacreditável, Então, pra todo mundo que é igual a mim, respirem fundo. Dê um tempo para si mesmo, para relaxar, senão vamos todos pirar até o final do ano.



Bom, gente, é isso, espero que ajude! Boa sorte pra todo mundo que precisa haha
Beijos,


9 comentários:

  1. Oi Julia, tudo bem?
    Adorei as dicas, quando eu estudava, usava bastante a sua dica de resumos, escutar música, e respirar fundo (mas as vezes não funcionava kkk, igual a você eu ficava muito nervosa sabe? kkkk nas provas então :(
    Os post-it teriam salvado minha vida várias vezes se eu tivesse descobrido antes :'(
    Beijos e esse post vai ajudar muita gente com certeza
    http://lostwordsin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho mesmo que aprender a respirar fundo! Haha Beijos, Jú

      Excluir
  2. nossa kk essas dicas foram para mim kkkk, vou seguir a risca kkk
    bem ja estou seguindo^^

    Blog; livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Adorei as dicas de estudo, ótimas, estou precisando seguir umas mesmo, rsrs.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju!
    Adorei as dicas, estudo praticamente igual a ti.
    Faço resumos sempre ao final de cada conteúdo e na hora da prova, só leio para me recordar caso tenha esquecido de algo. Amo post-it, são super úteis, principalmente para anotar aquele "pequeno" detalhe que sempre é apontado na hora das provas e atividades.
    Eu estudo ouvindo as músicas da He is we, e me dá uma tranquilidade fora do normal.

    Você está tagueada para responder a tag 7 coisas: http://preenchendo-lacunas.blogspot.com.br/2015/02/tag-7-coisas.html

    Beijoss da Dan!

    ResponderExcluir
  5. Ju querida, estou amando os seus posts!! Suas dicas são incríveis, vou pegar algumas para mim. Você é de que cidade?
    Beijos

    ResponderExcluir