segunda-feira, 27 de abril de 2015

Sobre adaptações de livros

  4 comments    
categories: ,

Olá! Sim, estou viva e, mais uma vez, peço desculpas pela ausência e me justifico da mesma maneira de sempre, mas enfim. Hoje vim falar de adaptações de livros, seja em filmes ou seriados.

Não parece que hoje todo livro está sendo transformado em filme? E na verdade, não sei como me sinto em relação a isso. Tem livros que você consegue visualizar na tela do cinema, e não tem nada melhor do que vê-lo sendo adaptado. Mas acho que com certos livros, sou tipo a Hazel de A Culpa é das Estrelas, com Uma Aflição Imperial: quero que eles sejam meus, e meus somentes. E parece egoísta, querer manter uma história tão incrível em segredos, dividindo-a com apenas um grupo mínimo de pessoas. Mas é assim que eu me sinto, por exemplo, com Quem é você, Alasca?, que é meu livro favorito do John Green e possivelmente um dos meus favoritos da vida.

Quem é você, Alasca? é uma história diferente, que foge ao senso comum, e, por isso, nem todos gostam. Mas se você consegue apreciá-la de verdade, é fácil de te conquistar. O que mais tenho medo, é de que esse livro se torne como A Culpa da Estrelas: um clichê romântico. Sim, é um romance meio clichê, se você não conseguir absorver o que ele tem para oferecer. Mas não quero que ele se torne um filme idiota, pelo qual milhares de pessoas vão se apaixonar e sair citando as citações que eu chamei de favoritas primeiro. Egoísta? Sim, e até um pouco idiota. Mas eu pessoalmente já não aguento mais ouvir alguém falando "Okay? Okay.". Perdeu toda a magia.

Livros como esse, e Cidades de Papel, e Eleanor & Park, ao meu ver, deviam ser deixados em paz, em toda a sua perfeição. Vou assistir os filmes? Claro. Vou esperar ansiosamente? Com certeza. Mas se for ruim, e, principalmente, se perder o significado, vou mandar arrancar algumas cabeças.


Porém, tem aqueles livros que parece que "nasceram" para virarem filmes, não? Pra mim é o caso de Jogos Vorazes. Tem alguém aí que não gosta dos filmes de Jogos Vorazes? Por que pra mim, eles são o exemplo perfeito de como adaptações deveriam ser feitas. Eu posso dizer com certeza que gosto tanto dos livros, quanto dos filmes, e isso é raro.

Mas talvez a coisa mais triste seja quando um livro maravilhoso, tem um filme vergonhoso, e, sim, estou falando de Percy Jackson. E também de Instrumentos Mortais, e, mais recentemente, Insurgente. Não sou extremamente exigente com adaptações. Não ligo se a cor do olho mudar, se algumas cenas forem cortadas, ou coisas do tipo. Mas por favor, filmes, façam jus aos livros que vocês estão adaptando, e lembrem-se que vocês só estão sendo feitos por causa dos fãs dos livros, que amam a história dos livros. Mudanças sempre são bem vindas, contanto que sejam pertinentes, e melhorem o enredo. Cortes são necessários, contanto que ocorram em partes que não afetam o desenvolvimento dos personagens e da história.

Alguns desses filmes talvez fosse melhor que nem tivessem existido, ou pudessem ser refeitos, não é? Atualmente, a felicidade da minha vida é que Instrumentos Mortais vai virar uma série de TV, o que eu acho uma alternativa incrível, tanto como primeira opção de adaptação, quanto para uma segunda chance. Mas não que eles sejam imunes ao desastre, não é? Vocês assistiram ao pilot de A Seleção? Se não, ainda bem. (Mas, no caso de vocês quererem assistir, vou deixar aí embaixo.) Então, o contrário pode sim acontecer, já que agora A Seleção vai virar filme!



Bom, gente, só queria abrir uma discussão sobre um assunto que parece causar muitas reações diferentes. Então, o que vocês acham?

Beijos,

4 comentários:

  1. Te compreendo bem! A série de livros A Espada da Verdade e Dragões de Éter são especiais e apenas imagino eles sendo meus e de mais ninguém. Poucas pessoas conto sobre esse livro, só os próximos.

    Adorei o post!

    Beijos,

    Vanessa (Amamos A Leitura)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem livro que a gente só divide com quem confia, né? haha Obrigada! Beijos, Jú

      Excluir
  2. Oieee!

    Concordo contigo sobre Jogos Vorazes: aquilo sim é adaptação! Mesmo com umas falhas :p

    Eu odiei a adaptação de Cidade doa Ossos -_- Espero que a série seja melhor.

    Jesus! Vou ver esse pilot de A Seleção agora *0*

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com expectativas altíssimas para a série de Instrumentos Mortais! Tomara que não decepcione :p Beijos, Jú

      Excluir