sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Resenha: O Mar Infinito

  5 comments    
categories: 

Oi,oi, gente! Quanto tempo, não é? Bom, como uma boa parte de vocês deve saber, o ENEM finalmente passou! Não há muito mais o que fazer agora, a não ser esperar o resultado. Então, estou livre para postar, depois de tanto tempo focada nos livros (no tipo ruim de livro haha)! E minha primeira missão, foi terminar O Mar Infinito, do Rick Yancey, o segundo livro da trilogia que começou com A Quinta Onda. Não fiz uma resenha desse livro aqui no blog, pois li antes dele existir. Então, como esse é o segundo livro na trilogia, vai haver spoilers, ok? Mas vamos lá!

Primeiramente tenho que admitir que não lembro muito sobre esse livro, pois comecei a lê-lo em junho, e só terminei ontem. Então claro que não vou comentar aqui pontos específicos, pois não lembro muito bem, mas vou tentar passar para vocês a minha impressão do livro e seus pontos principais.

Gostei mais do primeiro livro do que desse, por motivos de ter mais ação, mais coisas acontecendo que faziam com que fosse impossível parar de ler. Esse é um pouco mais calmo, o que não te envolve tanto na narrativa. Mesmo assim, uma das maiores qualidades dessa trilogia pra mim, é a maneira de escrever do autor. É uma escrita que te faz pensar. Você pensa junto com os personagens, e descobre o que tem que descobrir por meio deles e de suas experiências. Nada fica completamente claro, e por mais que isso irrite às vezes (como sou lerda, algumas vezes os personagens pensavam mais rápido que eu, e eu acabava perdida haha), é muito interessante.

Isso leva ao aspecto mais louco do livro: você não consegue saber o que é verdade. Existem mil possibilidades para cada fato descoberto, e até o que você já acreditava, pode ser questionado. Por que esses alienígenas estão nos matando de maneiras cruéis, quando seria muito mais fácil jogar um meteoro no planeta e acabar com isso? Por que eles correriam o risco de habitarem um corpo humano, tão fraco, com tantas falhas? Há mesmo alienígenas? Como saber se não são apenas governantes que decidiram que os recursos da Terra simplesmente não eram o suficiente, e resolveram eliminar a maioria, tornando mais fortes os que conseguirem sobreviver? Mas como saber se os governantes que fizeram isso não estão dominados por alienígenas?

Não sabemos de nada. Não podemos confiar em ninguém.

Os alienígenas (ou seja lá quem esteja por trás disso tudo) tornou até o seres mais fracos, as crianças, em armas. Se não podemos confiar em crianças, em quem confiaríamos? Mas ao mesmo tempo, como é possível sobreviver sozinhos?

Minha cabeça quase explodiu ontem com o tanto de possibilidades, gente.

Sobre os personagens: acho Cassie uma personagem muito sensata e humana, mas, como a maioria dos personagens principais, ela me dá nos nervos às vezes. Acho que ela vai acabar com Evan, e não com Ben. Sobre esses dois, gosto muito mais de Ben do que de Evan. Não sei se é a aura de eterno romântico do Evan que me irrita (o que é estranho, porque eu sou uma romântica fora dos limites) ou se é o charme inacreditável do Ben que faz com que seja assim, mas é. Sobre os personagens secundários, tipo Dumbo e os outros, sinceramente sou meio indiferente. Pode ser só porque não lembro muito das suas personalidades, mas vamos ver.

E, é claro, temos a Especialista. Personagens como ela (fortes, intocáveis, quietas e sem emoções) me irritam profundamente, mas, nesse livro, não consegui desgostar completamente dela. Ela foi tão foda (e não consigo encontrar outra palavra pra descrever) que é impossível não admirar. Com o 12 sistema então, ela vai sambar na cara do Evan. E o quão fofo foi seu romance com Navalha? Ele foi um dos meus personagens favoritos nesse livro, me conquistou com toda a sua doçura. Realmente espero que ele não esteja morto.

No geral, gostei muito desse livro e mal posso esperar pela continuação, que só sai em maio do ano que vem, nos EUA. Por outro lado, temos um filme (surprise, surprise) de A Quinta Onda que vai ser lançado no dia 14 de Janeiro, em que a Chloe Moretz faz o papel de Cassie.


Bom, gente, espero que tenham gostado. Comentem se vocês já leram o livro e o que acharam!
Beijos,

5 comentários:

  1. Gente, quero muito ler essa série!!! Estou namorando "A Quinta Onda" desde o lançamento, já lançou o segundo e ainda nem comprei o primeiro... Mas prometo comprar e ler em breve, hehe.
    Beijocas
    doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muuito a pena! Faz a gente pensar, sabe? É uma confusão maravilhosa haha! Beijos, Jú

      Excluir
  2. Não conhecia muito bem, mas agora estou meeeega interessada!
    Beijos,
    cabanadosanjos.blogspot.com | como-julieta.tumblr.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de ler, vale muito a pena! Beijos, Jú

      Excluir
  3. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir